sexta-feira, 24 de junho de 2011

Xilogravura

"Sua técnica consiste em realizar impressão a partir de pedaços de madeira com desenhos em relevo. A técnica da xilogravura é extremamente antiga e de origens desconhecidas. A primeira informação acerca  de sua utilização é  na China no ano de 868. Chegando ao ocidente provavelmente no final do século XIV. A técnica consiste na escolha de  um bloco de madeira cuja superfície fosse lisa e plana. A partir daí, com um instrumento pontiagudo, semelhante a uma faca, esculpia-se em madeira o que deveria aparecer em branco no produto final, deixando saliente o que deveria aparecer em preto, num conjunto de arestas muito finas, como se fosse o efeito contrário do alto relevo."
(fonte: http://www.sobre.com.pt/xilogravura) 


No meu caso, a Xilogravura foi feita no gesso, mas o resultado ficou tão bom quanto na madeira.
A única desvantagem é que o gesso absorve a tinta e acaba se desfazendo um pouco.
Mas é muito mais leve para esculpir.
E quanto à escolha da ilustração, bom... os óculos e o black power não podem faltar.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Red Power

Bom, esse foi um bonequinho desenvolvido para a disciplina de Gravura e Modelagem.
Nele eu juntei 4 coisas que eu gosto muito... na verdade foram 5 coisas... ou 6: black power, ruivos, rayban, all star, batom vermelho e rock'n roll.
O mais difícil foi encontrar uma alternativa para fazer os cabelos. Tentei vários tipos de materiais até chegar naquele que me desse um resultado parecido com o do Model Sheet.
Abaixo está o Model Sheet e em seguida as fotos da minha "Red Power" finalizada.. rs




segunda-feira, 13 de junho de 2011

C'est la vie

O que a gente espera da vida, na maioria das vezes, não é o que recebemos.
E por isso existem tantas decepções.
Nós fantasiamos situações, nos entregamos a ilusões, vivemos criando falsas expectativas em relação aos outros e por isso sofremos.
Não há a quem se culpar, o ser humano é assim. Todos somos.
Vez ou outra me pego perguntando a Deus "por quê?", "será que eu merecia?". E a resposta me veio através de um amigo muito sensato: "Essa é a beleza do acaso, ele não escolhe a quem".
Então nada mais nos resta a não ser continuar. Continuar por uma estrada incerta, com curvas sinuosas e dias de intensas tempestades, mas sempre esperando pela primavera.
Aí está o encanto da vida: apesar de toda decepção e dor que estão reservadas especialmente para nós, sempre conseguimos nos reunir com pessoas as quais amamos e nos divertir como se não houvesse o amanhã.
Como meu pai sempre me diz: "A vida é pra quem vive!"























Fotografias por: Itamara Ferreira, Gabriel Bastos e Heriberto Estolano